top of page

PLANO DE MANEJO

O PLANO DE MANEJO do Instituto Monte Sinai para a RPPN contempla:

FLORA

Reestruturar a Floresta da R.P.P.N., introduzindo espécies Florestais e Frutíferas, destituídas pelo uso incorreto do solo, constituindo um Banco de Germoplasma e viveiros de mudas nativas, “exóticas” e flores.

Fauna.jpeg

FAUNA

Promover atividades voltadas ao equilíbrio Biológico da Fauna, recebendo e cuidando de espécies de animais Silvestres, arregimentados, doados ou cedidos por órgãos governamentais responsáveis, designadamente, IBAMA, IAP, FORÇA VERDE, POLICIA FLORESTAL e devolução desses animais aos seus habitats de origem.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Exploração sustentada da Natureza, com estudos de Conservação Ambiental das nascentes de águas, geografia e geológica existentes; aproveitamento da Unidade de Conservação para estudos, pesquisas, ensino; contribuído para o aprimoramento do sistema Educacional, turístico e ambiental.

EDUCACAO AMBIENTAL

Divulgar, incrementar e estabelecer convênios com escolas, faculdades, universidades, ONGS, associações e outras Unidades de Conservação, para expansão e aprimoramento do meio ambiente, do potencial hídrico e do ecoturismo, de maneira sustentável.

tucano.jpeg

ECOTURISMO

Implementar e conservar trilhas interpretativas internas existentes e incrementar outras de maneira sustentada, obedecendo normas técnicas, legais e coerentes ao objetivo ambiental, proporcionando o conhecimento e conscientização na conservação dos ecossistemas. 

Elaborado originalmente em maio de 2013, o Plano de Manejo foi aprovado pelo IAP através da Portaria nº 316/2013 ; sendo reformulado em 2019.

 

Busca-se no presente exercício a modernização do Plano de Manejo para adequar-se à nova legislação e incluir o georreferenciamento da área.

bottom of page